Reduzir distrações

Li não sei onde, talvez em mais do que um lugar; que vivemos em tempos de muita fonte de distração: Tv, net, redes sociais, video-jogos, cidades que não dormem e onde as todas as formas de adição podem nascer e ser saciadas sem parar.

É muito doloroso ver o que fiz da minha vida. É muito, muito doloroso olhar para o meu mundo. Desculpem a pieguice se soa a pieguice. Dói até ao núcleo das células.

Tentador passar tardes tentando vegetar olhando para modelos de sucesso, vendo séries na Tv. Ou pesquisar na net por isto ou aquilo. Ou rir com vídeos no Youtube, ou procurar um tema qualquer fascinante no momento para ver vídeos que levam a outros vídeos relacionados até que já estou a ver outros vídeos que já nem sequer se relacionam com nada.

 

Quando vejo o tempo passou e fica um peso morto, uma massa densa depositada no meu cérebro, nos meus olhos. Todas as esperanças de ter um dia útil foram deitadas por terra. Só aumentou a culpa. Aumentou a carga de pensamentos destrutivos, de tortura mental, tudo passa a ser filtrado por uma lente psicadélica présuicida na qual só consigo ver o pior de mim, num espaço de loucura em que as imagens do meu mundo interior são assustadoras, profundas, pesadas e incompatíveis com qualquer tentativa de salvar o meu dia.

 

Quando isto acontece posso ser salva por algo no exterior que me obriga a saír disto.

Mas se isso não acontecer, posso ter de ser eu a ter de me arrancar do fundo da cisterna.

 

Só há uma maneira de saír e não é com distrações. É sempre fazendo o que está certo. Nem que seja uma coisa muito pequenina. Fazer uma coisa certa. Por mais pequenina que seja.

 

É muito imporante reduzir as distrações porque para mim elas não são apenas distrações. Elas acabam mesmo com a minha vida. 

Já sou "distraída do nervo" que chegue ;)

 

O que me ajuda a Reduzir distrações:

  • planear com antecedência para ter tudo o que é necessário
  • planear sub-passos
  • música ajuda ao foco quando são tarefas físicas
  • saír de casa para ler (não consigo estudar em casa)
  • cumprir tarefas pequenas de cada vez 20 minutos de cada vez
  • não ver tv sozinha 
  • não ver vídeos ou navegar na net sozinha
  • ter listas, seguir listas, riscar tópicos das listas nem que sejam mentais.